
Eu tenho 17 anos, e antes que me chamem de novo, quero dizer-lhes que desde pequeno acompanho humorísticos. Desde chaves, até Pânico. Eu especialmente tenho meu estilo preferido. Mas, aprendi muito com todos eles.
Uma coisa que eu aprendi, é que tirando o "Tudo Pela Audiência" e "Vai Que Cola", todos os outros humorísticos que forem exibidos de uma forma seguida (diariamente, ou duas vezes por semana), acaba se desgastando. Também aprendi que pessoas como o Tiririca, só pelo seu jogo de corpo e forma de falar, faz a piada mais batida se tornar a mais engraçada que você já ouviu.
Outra coisa que eu aprendi, é que desde "TV Pirata" a Rede Globo não consegue fazer um programa de humor. Casseta e Planeta, Divertics, Os Caras de Pau, A turma do Didi, entre outros fracassos quando o assunto era o humor.
Ao contrário das novelas. Crô, foi eternizado pelo seu jeito cômico. Felix, Valdirene, Chayenne, Fatinha e agora, o João de Malhação. E a Rede Globo descobriu o poder de fazer rir com uma esquete através do "Tá No Ar".
Só que, outra coisa antiga que aprendi, é que humor que agrada todas as classes é o humor escrachado. Nada de "bem feitinho". Tirando séries como Tapas e Beijos, Pé Na Cova, e novelas, o programa humorístico em si perde a graça quando tão bem produzido, porque se torna uma novela, não um humorístico.
A atuação não tão boa, os caracteres não tão bons. Os erros. O humorístico é isso! E a Globo, pelo seu padrão de qualidade, acaba não sabendo fazer um programa tão escrachado... não SABIA! Após o "Esquenta" vemos que a Globo ainda pode fazer um programa bem "bagaceira".
Mas baseado nisto tudo, a minha critica ao novo Zorra é sobre a tamanha semelhança com o "Tá No Ar". É tanta semelhança, que em um tá o marido como grande atração (Adnet), e no outro tá a esposa como grande atração (Dani).
O meu grande medo, é ver o "Tá No Ar" acabar. Isto porque todos os humoristas envolvidos já estão com terceiras produções. Inclusive, tem uma, que participa do "Chapa Quente" que vem antes do "Tá No Ar", se ela também estivesse em "Babilônia" iria aparecer mais na globo que comercial.

Antes, o sinal de que um humorístico iria durar na grade era quando todos os envolvidos se dedicavam apenas e tão somente a ele. Tá na cara que o programa só iria ter 1 temporada, tanto é que a Globo já escalou os participantes para outras atrações. E o fim do "Tá No Ar" pode ser um acerto, pelo crescimento do Zorra, ou um erro, pelo declínio dos dois.
Certo que as esquetes serão diferentes, mas o público vai comparar o "Tá No Ar" com o "Zorra" e quando notarem que o "Zorra" só tem de diferente com o Tá no Ar os integrantes, irão escolher 1 programa para se fidelizar. E como, no Zorra terá integrantes do Tá No Ar + Antigos integrantes do Zorra, será mais bem feito, com muitos roteiristas, em um horário muito mais acessível, não preciso mais dizer qual é o programa que vencerá não é mesmo?
Então, o "Tá No Ar" irá começar a fracassar no ibope, e a globo terminará com ele, deixando só o bem sucedido Zorra. Mas temos que lembrar, que o público do Tá No Ar, no caso, o novo público do Zorra, também é público de Legendários, e pode ser que a Globo traga um público jovem pra frente da TV no Sábado, que dependendo do ritmo (no caso, dependendo do humor das esquetes) pode migrar para outras atrações que agradam eles.
O que eu quero dizer é que o Zorra pode ser uma grande divulgação para o Legendários. Só é a Record querer. O que eu fico impressionado, é que ninguém da Globo pensou em nada disto. Ou será que pensou?
Enfim, quero dizer que existe sim uma salvação para o Zorra. E ela estaria tão estampada na cara da globo quanto o próprio logo.
Simplesmente, transformaria o Zorra Total em uma espécie de Comédia MTV Ao Vivo. Com Esquetes ao vivo, gravadas, interação com o público e roteiro de Rafael Queiroga.

É fato que desde Adnet, a globo teve uma quedinha por ex-mtv's.
Só é observar as contratações seguintes: Tatá Werneck, Rafael Queiroga, Dani Calabresa, e recentemente Paulinho Serra. Agora, a emissora carioca tem em seu casting oficial 5 dos humoristas que faziam o "Comédia MTV". Programa gerador do Tá No Ar.
Os 5, mas principalmente Adnet e Queiroga, eram quem montavam o roteiro do antigo humorístico, que chegava a ser a maior audiência da MTV.
Só é colocar Queiroga, em conjunto com a também competente Dani Calabresa, e alguns antigos redatores do "Furo MTV" e "Comédia MTV", pronto, tá feita a magia. O Casting poderia continuar o mesmo, só que com participações especiais, e até musicais ao vivo.
Deixava Adnet e Marcius cuidando do seu "Tá No Ar" que está indo muito bem e deveria ganhar a primeira linha de shows, não a segunda. E fazia com que o Zorra trouxesse o público jovem, mas que prendesse ele já que no ao vivo tudo pode acontecer.
Fica minha dica globo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário